MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Mestrado em Engenharia Mecânica

Última modificação: Quinta-feira, 9 de maio de 2019

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Energia e Processos Mecânicos

Tem por objetivo fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico investigando de forma integrada aspectos relacionados à melhoria da eficiência de sistemas mecânicos, de processos de fabricação e de sistemas energéticos, abrangendo temas associados ao projeto e manutenção mecânica, à conformação mecânica, ao comportamento mecânico, à análise de ciclo de vida, às energias renováveis, ao controle e automação de processos, aos sistemas de geração de energia, aos sistemas de refrigeração e condicionamento de ar, aos motores de combustão interna, à secagem e à auditoria energética.

LINHAS DE PESQUISA

Eficiência Energética

Consiste na análise de sistemas e processos com foco na otimização energética promovendo uma melhor relação custo-benefício e uma interação sustentável com o meio ambiente. Contempla pesquisas aplicadas abordando a análise computacional e/ou experimental de sistemas e processos energéticos, fontes de energia renovável, auditoria energética, análise computacional e experimental de equipamentos, acessórios assim como avaliação de técnicas de controle e automação. Adicionalmente, pretende-se investigar os sistemas e processos que apresentem potencial para utilização de fontes alternativas e renováveis de energia.

Eficiência em Sistemas e Processos Mecânicos

Tem por objetivo estudar experimental e computacionalmente processos de fabricação e projetos mecânicos buscando a melhoria da eficiência e uma interação sustentável com o meio ambiente. Contempla pesquisas aplicadas abordando a análise computacional e/ou experimental nas áreas de projeto mecânico, manutenção mecânica, comportamento mecânico, análise do ciclo de vida, processos de fabricação, tribologia, vibrações e tratamentos superficiais. Investiga técnicas e procedimentos a fim de avaliar, analisar e otimizar o comportamento de sistemas mecânicos, tanto no que se refere às solicitações mecânicas quanto as características do sistema, do projeto e da fabricação de componentes mecânicos, proporcionando, assim a resolução de problemas de engenharia complexos tendo aplicações em equipamentos industriais, biomecânicos, aeroespaciais, veiculares, dentre outros.

OBJETIVO DO CURSO/PERFIL DO EGRESSO:
O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica proposto é formar recursos humanos para criar novos conhecimentos científicos, executar atividades de pesquisa e desenvolvimento, e atuar de forma autônoma na preparação especializada de pessoal para essas atividades, de modo que contribuam para o desenvolvimento da ciência e tecnologia nacionais. Adicionalmente, o Programa também tem por objetivo definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento dentro das áreas de concentração, em nível local, nacional ou internacional. De acordo com esses objetivos, o Programa propõe formar recursos humanos com conhecimento técnico-científico de qualidade para atuar em indústrias e empresas de serviços na área de Engenharia Mecânica, além de gerar pesquisa que possa ser aplicada diretamente no desenvolvimento da região para agregar valor a produtos e/ou desenvolver processos. Da mesma forma, o Programa também propõe a qualificação de pessoal para atuar como docente em Engenharia Mecânica e em áreas afins, integrando o ensino à pesquisa e consolidando a maturidade científica de orientadores e alunos.

Perfil do Egresso:
O egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do CEFET-MG deve ser um profissional com sólida formação científica e tecnológica, capaz de absorver, desenvolver e aplicar tecnologias, com visão crítica e criativa, e com competência para formulação e resolução de problemas, atendendo às demandas no campo da pesquisa aplicada que envolva a identificação dos requisitos de desempenho associados aos processos mecânicos (projeto e fabricação) e às inovações tecnológicas na área de eficiência energética.

 

Colegiado – Período do mandato: de 22/02/2019 a 31/01/2021

PORTARIA Nº 3 / 2019 – DPPG /DG /CEFET-MG de 22 de fevereiro de 2019.

Membros Natos

Coordenador: Paulo Eduardo Lopes Barbieri (Presidente).

Coordenador Adjunto: Daniel Enrique Castro

Representantes dos Docentes da linha de pesquisa Eficiência Energética (EE):

José Leôncio Fonseca de Souza – Titular.

Patrícia Romeiro da Silva Jota  – Suplente.

Representantes dos Docentes da linhade pesquisa Eficiência em Sistemas e Processos Mecânicos (ESP)

Cristina Almeida Magalhães – Titular.

Sandro Cardoso dos Santos – Suplente.

 

Início das atividades: 2° semestre de 2019

 

O Edital de Seleção e outras informações serão divulgados em breve. Clique aqui.