MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Apresentação

Engenharia Mecânica

O Curso de Engenharia Mecânica tem por objetivo geral formar profissionais com sólida base conceitual e prática nos conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos do curso. São preparados para atuarem no processo produtivo e no desenvolvimento técnico e científico do País, considerando-se os aspectos políticos, sociais,culturais, econômicos, ambientais, humanos e éticos. Sua formação profissional lhes dá condições para intervirem nos campos da Engenharia Mecânica.

  • Expressão Gráfica – área da Engenharia Mecânica que capacita o aluno para o preparo de trabalhos científicos e tecnológicos, propiciando o conhecimento e entendimento da representação gráfica dos desenhos de engenharia em sua prática profissional.
  • Fenômenos dos Transportes – área da Engenharia Mecânica que propicia o embasamento teórico nos conteúdos de mecânica dos fluidos e de transferência de calor e massa para aplicação nos conteúdos profissionalizantes.
  • Termodinâmica Aplicada – área da Engenharia Mecânica que apresenta as técnicas da área térmica, capacitando os profissionais para elaborar projetos, diagnosticar, planejar, e promover a redução de consumo energético de sistemas térmicos aplicados.
  • Energia – área da Engenharia Mecânica que prepara o profissional para o diagnóstico, planejamento, controle e utilização das fontes energéticas, visando à conservação de energia e a sua substituição por fontes alternativas.
  • Mecânica dos Sólidos – área da Engenharia Mecânica que capacita o profissional a dimensionar estruturas ou componentes de equipamentos e máquinas, sujeitos a solicitações estáticas e/ou dinâmicas.
  • Ciência dos Materiais – área da Engenharia Mecânica que lida com o conhecimento das características dos materiais empregados na engenharia mecânica, visando ao estabelecimento de proteção superficial mais adequada, por meio do estudo dos mecanismos de atrito e desgaste.
  • Gestão – área da Engenharia Mecânica que prepara o profissional para a gestão do sistema produtivo, por meio da interferência correta em suas várias etapas.
  • Processos de Fabricação – área da Engenharia Mecânica que lida com os equipamentos e técnicas empregadas nos processos produtivos, considerando o custo, o benefício e a qualidade do produto acabado.
  • Sistemas Mecânicos – área da Engenharia Mecânica que prepara o profissional para o dimensionamento e desenvolvimento de projetos de máquinas e equipamentos.
  • Máquinas de Fluxo – área da Engenharia Mecânica que lida com o estudo e desenvolvimento de bombas, instalações de bombeamento, sistemas hidráulicos e pneumáticos.

O Curso de Engenharia Mecânica tem duração de 10 períodos semestrais, incluído aí, o Estágio Supervisionado.